15 outubro 2011

Evangeliário

O Evangeliário é um livro distinto do lecionário. É o livro dos Evangelhos, que contém a vida e missão de Jesus Cristo. Nele estão contidos os Evangelhos dos Domingos e Solenidades. Ele é depositado sobre o altar, bem no centro, onde serão colocadas, depois, os dons para o Sacrifício e a Ceia do Senhor. 
O livro dos Evangelhos era, e deve ser, adornado e deve haver uma veneração superior à do lecionário, pois nele consta a vida de Jesus. Assim, entre os ritos da Liturgia da Palavra, é preciso levar em consideração a veneração especial devida à Leitura do Evangelho. A Leitura do Evangelho é o ápice da própria Liturgia da Palavra. É conveniente que, em nossos dias, nas catedrais, nas paróquias e igrejas maiores, haja um Evangeliário. Ele é conduzido em procissão: na procissão de entrada e durante a aclamação ao Evangelho. 

O rito da entronização deve ser valorizado. Não tem mais sentido receber depois a Palavra de Deus, em rito introduzido, indevidamente, porque se tem a impressão de que ainda não se descobrira o sentido da entrada solene do Evangeliário. As comunidades que não possuem ou ainda não possuem o Evangeliário, podem usar dois lecionários, um que já está no ambão, do qual se fazem as leituras, e outro, que será levado em procissão de entrada e será colocado sobre o altar para a procissão até o ambão na hora da Proclamação do Evangelho. São, então, dois lecionários. Não é o ideal, mas ajuda a viver a autenticidade do rito. 

O diácono recebe este livro no dia de sua ordenação. E sobre a cabeça do bispo, em sua ordenação, é sustentado o livro dos Evangelhos, simbolizando que ele é o conhecedor e principal propagador do Evangelho. 

O Evangeliário deve ser levado na procissão de entrada por diácono ou leitor. Quando ele estiver sobre o altar, é recomendado que seja tirado do altar por um diácono ou, se não houver diácono, por um sacerdote, e seja levado para o ambão, acompanhado pelos ministros que levam velas e incenso ou outros sinais de veneração, conforme o costume. Os fiéis estão de pé e veneram o livro dos Evangelhos com suas aclamações ao Senhor. 

O Evangeliário recebe vários gestos. Deve ser levado entre luzes, incensado, beijado, colocado sobre o altar, mostrado ao povo, revestido de capas preciosas. E seu lugar próprio é o ambão, de onde o ministro lê e proclama a Palavra.

Nenhum comentário: