30 setembro 2011

A Fonte Batismal

A FONTE BATISMAL


A fonte batismal nos remete ao batismo, sacramento que nos faz Igreja e filhos de Deus, assumindo o seu mistério de morte e ressurreição.
Na introdução da benção do batistério e da fonte batismal está escrito que entre as partes mais importantes da igreja destaca-se com razão o batistério, isto é, o lugar onde está colocada a fonte batismal. Aí se celebra o Batismo, primeiro sacramento da nova Aliança, pelo qual os homens, seguindo a Cristo na fé, e recebendo o espírito de adoção de filhos, são chamados, e são de fato, filhos de Deus; assemelhados à morte e à ressurreição de Cristo, são inseridos em seu Corpo; recebendo a unção do Espírito, transformam-se em templo santo de Deus, em membros da Igreja, raça eleita, sacerdócio régio, nação santa, e povo de sua propriedade. 

O batistério contempla uma fonte onde jorra água, é uma água fecunda, que gera vida, pois nasce do lado aberto de Cristo. Jesus Cristo se serviu deste elemento natural para comunicar-nos uma realidade mais profunda: a nossa inserção no seu mistério de Morte e Vida. 

A fonte batismal é o lugar onde nascem os filhos da Igreja, é o ventre materno desta. A partir do batismo o cristão passa a ser membro e presença viva da Igreja de Cristo vivo.

Nenhum comentário: